O PNA cria um espaço onde o contacto com a arte não é feito apenas na perspectiva do ensino mas sobretudo da experiência da arte. Neste contexto, somos artistas na medida em que testemunhamos e damos nota da vida que está na escola. Das dinâmicas, dos espaços e das ideias.
No plano inicial de intenções estavam previstas três frentes para a nossa intervenção ao abrigo do PNA:
Realização plástica do espectáculo de final de ano da escola básica de A-dos-Loucos;
Contacto com as diversas escolas do agrupamento;
Presença e observação das diversas dinâmicas e instalações, dentro e fora das salas de aula na sede do agrupamento.
Devido às circunstâncias criadas pela pandemia do Covid-19, apenas o terceiro ponto teve um início tangível como se pode verificar nas imagens em baixo.
Presença e Observação
Um processo de presença e observação que teve lugar na Escola Soeiro Pereira Gomes no início de Março. Visitas semanais sem uma agenda predefinida, tinham como objectivo alimentar um registo visual e textual com vista a constituir matéria para a elaboração de intervenções futuras. Foram feitos apontamentos visuais durante e após cada encontro.
1º Encontro - Cafetaria e Aula de Educação Visual - 5º ano
Desenhos derivados dos exercícios que os alunos estavam a executar durante a aula, inspirados pelo trabalho da artista Ana Vieira.
2º Encontro - Aula de Ciências - 5º ano
Estímulos Criativos
Como resposta à necessidade de confinamento na sequência da pandemia, foi tomada a decisão de orientar a nossa acção para a produção de um conjunto de conteúdos orientados para os 3º e 5º anos.
Propusemos lançar um conjunto de estímulos criativos que desafiassem as crianças nos seus contextos domésticos e cujas respostas constituíssem, não apenas matéria de fruição, mas sobretudo de reflexão e abertura para novas possibilidades a explorar.
Tendo começado sob a forma de fichas, rapidamente se percebeu a necessidade de explorar outros formatos de modo a lidar com a distância e a necessidade de motivar e comunicar com clareza junto das crianças. Assim os vídeos surgem naturalmente, não apenas como veículo para os conteúdos mas também como uma forma de expressão e intervenção neste novo espaço.
Como forma de apoiar a introdução junto das crianças destes conteúdos foram feitas quinzenalmente, sessões síncronas com cada turma. Do 5º ano foram envolvidas 7 turmas.
A elaboração destes conteúdos é orientada por um conjunto de objectivos: i. validação da experiência vivida pela criança; ii. enriquecimento da cultura e literacia visuais; iii. Exercício das competências criativas pela associação de referências, imaginação e aspectos materiais.
A introdução de estímulos que fossem de natureza efémera e que apelassem ao uso do corpo, da imaginação e dos objectos de uma forma não linear pareceu-nos adequada à realidade atravessada por todos.
Recursos - 3º Ano:
À Volta do Centro!
Composições circulares com objectos lá de casa.
Ver ficha [PDF] >
Olhar para Dentro
Imaginar e desenhar com o Magritte.
Ver ficha [PDF] >
Circular
Composições circulares com cor.
Mandala
Desenho colaborativo com lápis de cor.
Recursos - 5º Ano:
Esculturas de 1 Minuto I
Esculturas usando o corpo e objectos.
Ver ficha [PDF] >
Esculturas de 1 Minuto II
Esculturas usando o corpo e roupa.
Ver ficha [PDF] >
Os Nomes Segundo Magritte
Jogo de objectos e palavras.
Ver ficha [PDF] >
Figuras de Papel
Inventar figuras com papel rasgado.
Ver ficha [PDF] >
Algumas imagens seleccionadas das respostas dos alunos das diversas turmas.
Para lidar com a distância física e fazer frente a dificuldades que naturalmente foram surgindo, quer técnicas, quer de coordenação das agendas de cada um, foi-nos solicitada uma pequena apresentação de quem somos e do que fazemos para disponibilizar às crianças.